DO•HA
DO•HA

Trends for you

DICAS E TENDÊNCIAS PARA A SUA BELEZA

DO•HA - Blog

DICAS DE CABELOS

DO•HA - Blog

Por Camila Couto
12.02.2021

DO•HA - Blog

Por Camila Couto
12.02.2021

Protetor Térmico: O que é e quais os benefícios?

Entenda como o protetor térmico age nos fios, como utilizar no dia a dia e os benefícios do uso a longo prazo.

DO•HA - Blog

Você tem o costume de usar chapinha ou secador? Então você precisa usar um bom protetor térmico. Quanto mais você utiliza ferramentas de calor, como secador, chapinha e babyliss, mais o seu cabelo pode ficar danificado e quebradiço. Por isso, o uso do protetor térmico é essencial no dia a dia.

 

O ideal é buscar um leave-in que proporcione proteção térmica entre os benefícios, assim além de finalizar os fios é possível protegê-los durante a secagem e modelagem.

 

Para você entender melhor o que é o protetor térmico e como utilizar no dia a dia, irei explicar tudo o que você precisa saber e se você ficar aqui até o final vai ganhar uma dica extra para você ficar tranquila na hora de secar os fios.

 

O que é o protetor térmico?

 

Os protetores térmicos são produtos de diminuem os danos causados pelas ferramentas de calor. Isso acontece porque ele forma uma película protetora em volta do fio, impedindo que o calor chegue com intensidade nos cabelos, assim danificando menos a estrutura capilar.

 

Eles não conseguem proteger 100%, pois há situações onde o secador e chapinha possuem temperaturas além do convencional e quebram a película feita pelo produto. Hoje em dia, algumas ferramentas de calor estão sendo desenvolvidas para danificar menos os fios, como secadores e chapinhas que emitem íons que protegem os cabelos e minimizam os danos. Porém, ainda não é o suficiente e é necessário aplicar um protetor térmico antes.

 

Benefícios do protetor térmico para cabelo?

 

Como você leu agora pouco, a ação do protetor térmico forma uma camada protetora em volta dos fios e essa camada evita que o calor danifique os seus cabelos.

 

Dessa maneira, a ação do produto gera benefícios para os seus cabelos, como:

- Evitar o ressecamento.

- Combate as pontas duplas.

- Evita o frizz.

- Fecha as cutículas, deixando os fios menos porosos.

- Evita a perda de umidade natural.

- Acelera o tempo de secagem.

 

Alguns tipos de protetores térmicos podem ter outros benefícios na sua composição, como serem hidratantes, reconstrutores, finalizadores, entre outras ações.

 

·      Protetores térmicos são usados para tratamento?

 

O protetor em si não é um tratamento, ele auxilia para que as ferramentas de calor não danifiquem ou quebrem os fios. O que você pode buscar é um protetor térmico que tenha outras vantagens, como descrito anteriormente.

 

E se você puder, dê preferencias para o formato leave-in, com eles você finaliza os cabelos e já protege eles de uma vez só. Produtos desse tipo, geralmente, possuem mais benefícios e facilita mais no dia a dia.

 

Protetor Térmico: O que é e quais os benefícios? - DOHA Professional

 

Quando usar o protetor térmico?

 

Normalmente, os protetores térmicos são aplicados antes de utilizar o secador, chapinha e/ou babyliss. Não adianta aplicar o produto depois de passar a ferramenta de calor, porque ela não fará o efeito necessário.

 

É necessário utilizar o protetor térmico TODA VEZ que for utilizar as ferramentas de calor, pois ele funciona somente por algumas horas. Além de proteger a fibra capilar, ele também facilita a secagem. Você pode utilizar o produto mesmo nos dias que não vai utilizar ferramentas de calor, para ajudar na secagem natural.

 

Como aplicar o protetor térmico?

 

É super fácil de usar o protetor térmico nos cabelos. Siga o passo a passo:

 

- Após lavar os fios, retire o excesso de água com uma toalha.

- Aplique um pouco do produto para ajudar a desembaraçar.

- Penteie os fios da raiz para as pontas desembaraçando as madeixas.

- Depois de pentear, separa os cabelos em duas partes iguais (ou mais partes se necessário).

- Aplique um pouco do protetor térmico em toda a extensão de cada mecha, evitando a raiz.

- Após a aplicação, pode secar com secador e utilizar a chapinha e babyliss normalmente.

 

A quantidade do protetor térmico a ser utilizado depende da consistência do produto e do tamanho dos seus cabelos. Quanto mais longo os fios, mais produtos você vai utilizar.

 

Dicas Extra

 

1 - Hidratação

Geralmente, com o uso constante do protetor térmico, você vai perceber que seus cabelos mais macios e hidratados. Isso é uma consequência dos benefícios do produto, pois ele não deixa a umidade natural sair da fibra capilar, o que mantem a hidratação por mais tempo. Lembrando que o protetor térmico não é um tratamento, ele apenas ajuda.

 

Para manter o cabelo macio, hidratado e nutrido o essencial é fazer tratamentos semanais. Para isso o correto é criar um cronograma capilar com um (a) cabeleireiro (a) e manter os cuidados em casa.

 

2 – Reativação com o calor

Outra dica é buscar produtos que funcionam por meio de reativação com o calor. Isso é, um produto que volta a ativar essa proteção cada vez que você aquece os fios de novo durante um período específico de tempo.

 

 

Com o protetor térmico certo e essas dicas você vai arrasar no visual, seu cabelo vai ficar lindo e saudável. Quer descobrir qual o protetor térmico perfeito para o seu cabelo? Continue acompanhando nossos posts.

 

Quer descobrir se você está cuidando corretamente dos seus cabelos? Acesse o Diagnostico Capilar e confira se você está cuidando direito e quais produtos vão te ajudar a deixar as suas madeixas saudáveis e ainda mais lindas.

Autor

DO•HA - Blog

Camila Couto

Jornalista com experiência em redação online e rádio. Redatora da DO•HA Professional.

Outros posts feitos por Camila Couto
Posts Relacionados
DO•HA

Fique por dentro das nossas novidades!