DO•HA
DO•HA

Trends for you

DICAS E TENDÊNCIAS PARA A SUA BELEZA

DO•HA - Blog

DICAS DE CABELOS

DO•HA - Blog

Por Camila Couto
13.09.2021

DO•HA - Blog

Por Camila Couto
13.09.2021

O que é PDD e quais são seus malefícios?

Descubra por que você não deve usar colorações com parafenilenodiamina do seu salão e proteger ainda mais suas clientes de alergias.

DO•HA - Blog

Se você colore os cabelos, você sabe a importância de utilizar produtos de qualidade e, principalmente, colorações com baixo índice alergênico. Esse produto deve ser escolhido com muito cuidado e atenção para não trazer problemas para a sua saúde.

 

Um importante ponto a ser visto é se a fórmula do creme de coloração é livre de parafenilenodiamina (PPD), pois esse componente pode desenvolver uma forte reação alérgica, tanto na cliente como em quem está aplicando.

 

Você não sabe o que é PPD e o motivo para banir esse ingrediente da sua vida? Descubra agora!

 

O que é PPD?

 

Parafenilenodiamina ou PPD é um tipo de corante que permite a eficácia da cobertura da superfície. Porém, como esse componente pode causar alergias, o Comité Científico da União Europeia estabeleceu que o nível de concentração PPD permitido é de 2% (na mistura que está pronta para aplicação).

 

Entretanto, para quem já tem alergia a PPD mesmo um produto tendo menos de 2% do item na composição pode acarretar danos a saúde.

 

Aonde o PPD é encontrado?

 

-Henna

As famosas tatuagens feitas na praia podem conter PPD e provocar lesões na pele. Existe a Henna Natural que é vegana e, geralmente, é orgânica.

 

-Pneu

Para os pneus manterem sua cor escura por toda sua vida útil é colocada o PPD.

 

-Coloração e Tonalizante

Coloração com PPD são conhecidas por cobrir com facilidade cabelos brancos e ter uma durabilidade de cor maior, porém os estragos que podem causar são bem maiores.

 O que é PDD e quais são seus malefícios? - DOHA Professional

 

Sintomas e reações

 

Alguns sintomas e dermatites que o PPD pode gerar são:

- Sensação de coceira no couro cabeludo.

- Queimação no couro cabeludo.

- Feridas no couro cabeludo.

- Perda de cabelo.

- Pele avermelhada no couro cabeludo, orelhas, testa e região de contato com o produto.

- Inchaço dos olhos (podendo dar conjuntivite alérgica), lábios, rosto e vias respiratórias (ocasionando asma).

- Choque anafilático (fechamento completo das vias respiratórias).

 

Caso você ignore os sintomas a tendência é ter uma piora gradual. E mesmo se você ou sua cliente não tem alergias a produtos químicos, se for usado produtos que possuem parafenilenodiamina com frequência pode desenvolver alergias com o passar do tempo.

 

Como evitar?

 

Para evitar esse tipo de alergia é necessário pesquisar e comprar coloração livre de PPD e com ingredientes que possuem pequeno potencial alergênico. Por exemplo, colorações permanentes precisam ter amônia em sua composição para fixar no córtex capilar, como amônia pode gerar alergia você deve buscar colorações que possuem menos possível de amônia.

 

Outra ação é antes de comprar e aplicar o produto é: solicitar a composição do produto com o fabricante e levar ao seu médico de confiança para verificar se você pode utilizar aquele produto ou linha de produtos específicos. Você pode conseguir a composição verificando a embalagem do produto ou enviando um e-mail para a marca ou fabricante solicitando.

 

Além disso, você deve exigir que o cabeleireiro (a) realize o teste de mecha e o teste de alergia (teste de toque) em você 72 horas antes de realizar o procedimento completo. Para verificar se você pode passar pelo procedimento e se o cabelo está apto a receber os produtos sem ter danos extremos.

 

Tem dúvidas na hora de realizar o teste de alergia? Confira nosso post que explica cada detalhe do procedimento.

 

Você já aboliu o PPD da sua vida? Quer saber como escolher a coloração perfeita para suas clientes? Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais.

Autor

DO•HA - Blog

Camila Couto

Jornalista com experiência em redação online e rádio. Redatora da DO•HA Professional.

Outros posts feitos por Camila Couto
Posts Relacionados
DO•HA

Fique por dentro das nossas novidades!