DO•HA
DO•HA

Trends for business

DICAS E TENDÊNCIAS PARA A SUA BELEZA

DO•HA - Blog

TENDÊNCIAS

DO•HA - Blog

Por Camila Couto
19.05.2021

DO•HA - Blog

Por Camila Couto
19.05.2021

A relação entre Clean Beauty e sua distribuidora de cosméticos

Entenda a relação entre a coloração sem PPD e o conceito Clean Beauty. E como esses dois interferem na sua distribuidora de cosméticos.

DO•HA - Blog

Você já ouviu falar em Clean Beauty? Você sabe o que o conceito Clean Beauty tem a ver com sua distribuidora de cosméticos? Se a resposta para essas duas perguntas for “NÃO”, você precisa se atualizar com urgência. Mas fique calmo, leia essa matéria até o final e vamos te ajudar.

 

Há algum tempo, tem se observado um grande movimento no setor da beleza com relação aos produtos considerados orgânicos e naturais. Esse conceito é chamado Clean Beauty, traduzido para “Beleza Limpa”, busca desenvolver cosméticos livres de ingredientes nocivos à saúde do corpo e que não desencadeiam doenças ou desequilíbrios.

 

Mas o que isso interfere na minha distribuidora de cosméticos?

 

Segundo a agência The NPD Group, 50% das mulheres buscam informações na internet sobre a formulação de um produto antes de comprá-lo. Isso é uma das ações realizadas por pessoas que apoiam o movimento Clean Beauty, que cresce a cada dia. O estudo da NPD também mostra que o mercado de Clean Beauty cresceu 42% de 2017 a 2018. Para as empresas, isso significa que é necessário se preocupar com o produto que está vendendo e sua origem.

 

Entretanto, isso não quer dizer que o cosmético seja necessariamente um produto orgânico, vegano, cruelty-free ou natural. O desenvolvimento de cosméticos livres de toxinas é pensado para quem quer cuidar da saúde em primeiro lugar e não está ligado, necessariamente, a causas sociais e éticas.



Se você não se preocupar agora e entender o que há nos produtos que você vende, pode ser o fim da linha dos seus lucros. Você precisa se preocupar com a qualidade e os benefícios dos seus cosméticos, para oferecer o que seu cliente realmente está buscando. Isso vai demonstrar que você está realmente engajado em buscar os melhores cosméticos para seus cabeleireiros e consumidores, fidelizando e fortalecendo o vínculo com o cliente.

 

De acordo com o estudo “Clean Beauty – US”, lançado em dezembro de 2019 pela Mintel, 57% dos compradores avaliam os valores éticos das empresas, o que se torna um fator de queda das vendas. A agência Disko comprovou que 7 em cada 10 consumidores estão dispostos a gastar mais em produtos com posicionamento ético, ressaltando que esses mesmos consumidores gastam 73% mais em produtos de origem transparente.

 

Outro fator que pode auxiliar ou prejudicar sua empresa é a forma que ela é vista nas redes sociais. Entre 2016 e 2019, as menções de #cleanbeauty nas mídias sociais cresceram 623% nos EUA, de acordo com a Mintel, isso sem contar a percentagem mundial.

 

Quais seriam essas substâncias tóxicas?

 

Conhecer algumas substâncias tóxicas e nocivas pode ajudar na hora de checar os rótulos dos produtos e saber explicar melhor para o consumidor. Confira alguns componentes prejudiciais para a saúde:

 

- Amidas

- Parabenos

- Sulfatos

- PPD (parafenilenodiamina)

- Ftalatos

- Conservantes

- Filtros químicos



O que as colorações interferem nesse meio?

 

Se você vende coloração permanente é necessário ter muita atenção aos produtos que está oferecendo aos clientes. No mercado da beleza há várias opções para tingir os cabelos que se modernizaram cada vez mais. Porém, a saúde sempre precisa estar na frente da beleza nos valores da sua distribuidora de cosméticos.

 

O conceito Clean Beauty não é pensado apenas para o consumidor final, essa forma de pensar também está dentro dos salões de beleza. Por isso, é necessário entender o que entra nessa classificação de beleza limpa no Home/Personal Care e nos produtos profissionais. E, é nesse momento que você precisa dar mais atenção as colorações que são livres de PPD (parafenilenodiamina).

 

O PPD, também conhecido como parafenilenodiamina, é um tipo de corante presente em colorações e algumas tatuagens que permite a eficácia da cobertura da superfície. Porém, como esse componente pode causar alergias, o Comitê Científico da União Europeia estabeleceu que o nível de concentração PPD permitido é de 2% (na mistura que está pronta para aplicação) e já foi proibida em países como a Alemanha. Entretanto, para quem tem alergia a PPD mesmo um produto tendo menos de 2% do item na composição pode acarretar danos a saúde.

 

Uma pesquisa feita pela Universidade de Helsinque pontou que há um aumento de 23% no risco de uma mulher ter câncer de mama se utilizar produtos com PPD.

 

Sintomas e reações do PPD

 

O PPD pode gerar inúmeros sintomas e dermatites, alguns deles são:

- Sensação de coceira no couro cabeludo.

- Queimação no couro cabeludo.

- Feridas no couro cabeludo.

- Perda de cabelo.

- Pele avermelhada no couro cabeludo, orelhas, testa e região de contato com o produto.

- Inchaço dos olhos (podendo dar conjuntivite alérgica), lábios, rosto e vias respiratórias (ocasionando asma).

- Choque anafilático (fechamento completo das vias respiratórias).

 

Você já aboliu o PPD da sua distribuidora de cosméticos? Quer saber como escolher a coloração perfeita para os seus clientes? Então, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais.

 

Já conhece o Royal Fantasie Coloração Permanente?

 

Para fechar com chave de ouro, que tal adquirir a coloração que vai colocar o seu salão no topo da lista dos melhores salões do Brasil? Esse é o Royal Fantasie Coloração Permanente.



Com a exclusiva tecnologia Xtreme Definition, a coloração proporciona 100% da cobertura dos fios brancos, durabilidade da cor e é livre de PPD. Além disso o produto possui princípios ativos naturais e Vitamina E, que promovem:

 

- Poderosa ação anti-idade

- Possui antioxidantes que combatem o envelhecimento capilar.

- Hidratação, revertendo prejuízos causados pela exposição ao sol e por tratamentos químicos.

- Revitaliza os fios e dá brilho.

- Possui uma fragrância suave que não atrapalha a aplicação.

- Máxima intensidade da cor.

 

A Royal Fantasie Coloração Permanente é ideal para quem quer colorir os cabelos com conforto e segurança. Podendo ser usada em todos os tipos de cabelo, após passar pelo teste de mecha. Agora que você já sabe qual é o produto perfeito para as suas clientes, é hora de adquirir o seu e deixar mais pessoas lindas e poderosas.

Autor

DO•HA - Blog

Camila Couto

Jornalista com experiência em redação online e rádio. Redatora da DO•HA Professional.

Outros posts feitos por Camila Couto
Posts Relacionados
DO•HA

Fique por dentro das nossas novidades!